Como gerar mais Negócios e Engajamento

com Marketing de Conteúdo? 

Felipe Piccoli

Diretor de Marketing da Mkteúdo

Todos os dias milhares de novas informações são publicadas na internet: conteúdos, anúncios, promoções, novidades, especificações de produtos, etc. Consequentemente o público está - cada vez mais - rigoroso por qualidade e direcionado a consumir apenas o que deseja no oceano web.

Dado este cenário, a publicidade digital é, sem dúvida, um mecanismo que surte efeito positivo para estratégias de marketing de empresas, contudo, investimentos no setor estão em declínio em virtude de alternativas mais qualificadas e comprovadamente mais assertivas ao apetite do consumidor. 

A criação de uma jornada de comunicação mais fiel e próxima ao interesse da audiência ganha espaço no mercado digital. Insumos extraídos por meio de pesquisas explicam o motivo: atualmente 70% das pessoas preferem se informar sobre produtos através de conteúdo; e 68% dos consumidores passam o tempo lendo conteúdo de uma marca pela qual têm interesse.

Não à toa soluções pautadas em ações de Marketing de Conteúdo crescem exponencialmente - 73% das empresas brasileiras adotam a estratégia com crescimento de 2,6 de visitas em suas páginas e 3,6 mais leads em comparação a investimento em compra de anúncios digitais. 

O Marketing de Conteúdo contém o poder de “atrair, converter e encantar” clientes. Oferece informações relevantes para suprir necessidades, engajar o público alvo e prospectar clientes em potencial por meio de valiosos conteúdos e sem a escancarada percepção de publicidade ao leitor. 

O que é Marketing de Conteúdo?

Em poucas palavras podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias atuais mais eficientes do marketing digital. O método tem como objetivo atrair a atenção do público-alvo através de conteúdos que ofereça valor a seus leitores para gerar potenciais clientes qualificados.

“Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada em produzir e distribuir conteúdo relevante para o público-alvo no momento em que ele mais precisa”, define Neil Patel - um dos maiores nomes do Marketing Digital e reconhecido entre os Top 100 empreendedores com menos de 30 anos pelo ex-presidente Obama. 

“Uma maneira de vender para um consumidor no futuro é simplesmente obter sua permissão com antecedência”, explica Seth Godin, que é um dos principais nomes do marketing atual. Ele é autor de 18 best-sellers sobre marketing, liderança e empreendedorismo. “O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção”, reforça Godin, criador do conceito base da estratégia do Marketing de Conteúdo explorado no livro “Marketing de Permissão” - definido pela revista Fortune como “o melhor livro de negócios”.

O conceito central da estratégia ensina como parar de interromper as pessoas com anúncios publicitários e fazer marketing apenas para quem se interessa por seus produtos/serviços. 

Saiba como a Mkteúdo pode ajudar seu negócio

Três Benefícios do Marketing de Conteúdo

As vantagens de usar o Marketing de Conteúdo são inúmeras, por tal, vamos analisar alguns benefícios centrais dessa estratégia de marketing:

  • Posicionamento no resultado dos buscadores (Google,Yahoo, Bing…)

Você sabia que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam e interagem com o conteúdo apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo? Outro dado evidencia ainda mais o motivo pelo qual é preciso ter destaque no Google: 86,7% das pessoas utilizam o mecanismo para buscar informações (Fonte: Content Trends 2018). 

Desenvolver conteúdo de qualidade é o caminho essencial e mais duradouro para conseguir uma exposição destacada na primeira página do Google e, desta forma, ser encontrado pelo seu público. 

Um bom conteúdo direcionado de forma assertiva e produzido com todas técnicas do Marketing de Conteúdo pode permanecer por muitos anos na primeira página. E o melhor: sem necessidade de investimento financeiro com anúncios no Google. 

  • Consciência de marca

Ao disponibilizar conteúdos relacionados a sua área de atuação e especialidade, você apresentará seu conhecimento técnico ao seu público-alvo. Sua audiência o reconhecerá como autoridade em seu nicho de mercado. 

É o mecanismo que você pode utilizar para fazer com seu público reconheça sua marca e conheça os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece. Você só compra aquilo que você conhece e se familiariza. Portanto, quanto mais você criar relação com seu público maiores serão suas chances de gerar negócios!

  • Redução de Custo com Marketing 

 

É comprovado: O Marketing de Conteúdo reduz custos com marketing com a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) em até 62%, além de gerar 3 vezes mais resultados que os demais métodos de marketing.  

Além disso, o CMI (Content Marketing Institute) afirma que 86% das grandes empresas tem uma pessoa responsável apenas para trabalhar com a estratégia de conteúdo, além disso mais de 72% dos especialistas de marketing produzem mais conteúdos do que faziam a dois ou três anos atrás.

O Demand Metric também afirmou que em uma de suas pesquisas foi  comprovado que aproximadamente 78% dos CMOs acreditam que o Marketing de Conteúdo é o futuro do marketing. 

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