Conteúdo atrativo é a chave de sucesso para assessoria de imprensa



Conseguir um espaço positivo destacado em veículos conceituados de comunicação é um dos grandes troféus para o exercício da assessoria de imprensa. A intenção é fortalecer e dar poder a imagem do cliente, produto ou marca. Um dos caminhos para encurtar o alcance deste objetivo é usar conteúdo atrativo para atingir certeiramente o interesse do veículo de comunicação na proposta de assunto a ser divulgado.


O trabalho do assessor de imprensa é encontrar um bom conteúdo dentro do objetivo de propagação do cliente, sensibilidade do que realmente é notícia direcionada para cada veículo, entendimento dos trâmites de jornalismo (melhor dia para o lançamento de uma pauta fria, timing para aproveitar o gancho de um tema de grande repercussão e outros pontos) e, sobretudo, encantar o pauteiro ou o editor de um veículo para transformar o comunicado à imprensa em notícia ou matéria. Eis aí uma tarefa difícil.


Press release precisa ser atraente para gerar resultado na estratégia da assessoria de imprensa


Para quem não sabe, o press release (ou comunicado para a imprensa, em bom português) é o texto que pretende informar os veículos de comunicação de uma ação que o cliente tem interesse de propagar, como, por exemplo, o lançamento de um produto ou um novo estudo sobre educação no Brasil.


Por dia, a caixa de e-mail de um pauteiro (o jornalista responsável por fomentar a produção de conteúdo de um veículo de comunicação) é lotada com muitos releases sobre diversos assuntos. Nem sempre o jornalista tem tempo para ler todos ou não tem equipes de reportagens suficientes para produzir muitas matérias. Portanto, irá conseguir um espaço aquele que se destacar com um comunicado atraente e com conteúdo relevante.

Um título diferenciado com viés jornalístico é o começo para conseguir atração. Essencialmente o segredo é extrair um conteúdo valioso para dar vasão ao interesse do cliente com fortalecimento positivo.


Conteúdo diferenciado para destacar o cliente


A Mkteúdo trabalhou com a assessoria de imprensa de um espaço de coworking em São Paulo. Desde a primeira reunião, o cliente mostrava sua intenção de propagar os benefícios de sua empresa com compartilhamento de experiências de vários profissionais atuando no mesmo ambiente e preço baixo em comparação ao valor de um aluguel de um escritório exclusivo.


Dentro dessa tratativa, dois press releases poderiam ter sido construídos com o seguinte conteúdo: “Espaço coworking enriquece o empreendedor com troca de experiências” ou “Espaço coworking de São Paulo oferece bom ambiente de trabalho”. São dois títulos que retratam os motes de conteúdos expressados pela intenção do cliente, contudo com pouca atratividade para veículos de comunicação.


Esses dois textos podem até ser entendidos como uma propaganda e não como matéria jornalística interessante para o grande público. É preciso diferenciar o que é interessante para promover o cliente e o que pode ser tema para veículos de comunicação.


Para alcançar o objetivo proposto foi idealizado um caminho que atenderia tanto a imprensa quanto o desejo do cliente. Aproveitou-se o momento da crise financeira no mercado de trabalho brasileiro e foi apresentado o aumento de novos clientes no espaço coworking em virtude de empresas cortarem gastos de aluguel de escritórios.


Com este mote foi mais interessante para veículos publicarem matérias sobre o tema com o seguinte mote: “Empreendedores trocam escritórios exclusivos para reduzirem gastos e optam por espaços compartilhados. Empresas coworking tiveram um aumento de 30% de novos clientes e faturam na crise.”


O enfoque fez com que grandes veículos de comunicação se interessarem pela pauta, e o cliente foi utilizado em duas matérias como fonte para a execução. Este conteúdo atraente deu a possibilidade para dar visibilidade ao cliente. Saber se comunicar com a imprensa é um caminho. Conteúdo relevante é o atalho certeiro.

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