Entenda por que o marketing de conteúdo e assessoria de imprensa se completam


Marketing de conteúdo e assessoria de imprensa são serviços complementares. As duas ações atreladas potencializam conteúdos relacionados à uma marca / empresa / profissional e servem estrategicamente para efetivação da divulgação comunicacional.


Muitos acreditam que a contratação de apenas um dos serviços é suficiente. Em alguns casos é completamente assertivo. Mas – no cenário comunicacional atual – a junção das duas ferramentas é a soma perfeita causadora de um destaque mais completo e condizente com as necessidades comunicacionais.

Por meio de técnicas, como Link Building (conseguir links em outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não), o trabalho das assessorias de imprensa aumenta o alcance de uma marca e pode levar potenciais clientes aos seus canais midiáticos, construindo, por meio do marketing de conteúdo, um relacionamento duradouro.


Por exemplo: um potencial cliente ouve no rádio ou vê num site alguma publicação na imprensa sobre um produto – o que lhe desperta um maior interesse com uma busca de mais informações sobre a marca em canais midiáticos sociais. Caso a marca tenha um conteúdo atrativo, o potencial cliente está, neste momento, apto a criar um relacionamento. Pronto: a bola foi tocada para o marketing de conteúdo.


Como o Marketing de Conteúdo ajuda a Assessoria de Imprensa?


Via de mão dupla. O marketing de conteúdo serve de divulgação indireta do conteúdo da marca para empresas jornalísticas, podendo tornar-se pauta para matérias. O serviço de um pauteiro é uma busca diária por novos temas e fontes para efetivação de matérias jornalísticas.


Por tal, canais de conteúdo de uma marca podem servir para ideias de novas matérias ou mesmo como uma fonte para tratar sobre determinado assunto. Marketing de conteúdo, portanto, faz uma ação da assessoria de imprensa: entregar informação possível de ser divulgada em uma empresa jornalística.


Como? Um pauteiro de um grande veículo de comunicação está em busca de alguma matéria para mostrar que há clima praieiro em São Paulo no fim do ano. Em buscas pela internet e em redes sociais, encontra um restaurante na capital paulista que oferece um festival de frutos do mar, similar aos famosos estabelecimentos em regiões metropolitanas.


O pauteiro vê vídeos e fotos do local; sente-se atraído pelo conteúdo interessante. Pronto. Ele tem a matéria que estava procurando: “restaurante oferece clima de praia para paulistanos que não puderam ir para as praias nas férias de fim de ano.”


Eis o caso no qual o marketing de conteúdo auxilia também o papel da assessoria de imprensa. A conjunção das ações fortifica a visibilidade e reforço de uma marca / cliente / profissional, além de construção de autoridade, credibilidade e reputação.

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