Marketing de Conteúdo: Como gerar mais Negócios e Engajamento?



A publicidade digital é, sem dúvida, um mecanismo que surte efeito positivo para estratégias de marketing da maioria de empresas. Não à toa é a opção de investimento publicitário que mais cresce nos últimos três anos. Dado este cenário, o excesso de publicações, campanhas e exposições de mídia pelas marcas geram uma maior concorrência para as ações surtirem efeito e, consequentemente, um investimento mais elevado para uma marca ganhar um destaque maior em comparação às demais.

É por conta deste motivo que a estratégia digital nominada Marketing de Conteúdo ganha destaque e aparece como uma solução comprovadamente mais assertiva ao apetite do consumidor e enquadrada à atual exigência da audiência para consumir conteúdo qualificado. Mas por qual motivo?


A criação de uma jornada de comunicação mais fiel e próxima ao interesse da audiência ganha espaço no mercado digital. Insumos extraídos por meio de pesquisas explicam motivos pelos quais o Marketing de Conteúdo cresce e tende a continuar em pleno desenvolvimento: atualmente 70% das pessoas preferem se informar sobre produtos através de conteúdo; e 68% dos consumidores passam o tempo lendo conteúdo de uma marca pela qual têm interesse.


A estratégia é uma realidade no mercado B2B e B2C: 73% das empresas brasileiras adotam a estratégia com crescimento de 2,6 de visitas em suas páginas e 3,6 mais leads em comparação ao investimento em compra de anúncios digitais.


O Marketing de Conteúdo contém o poder de “atrair, converter e encantar” clientes. Oferece informações relevantes para suprir necessidades, engajar o público alvo e prospectar clientes em potencial por meio de valiosos conteúdos e sem a escancarada percepção de publicidade ao leitor.


O que é Marketing de Conteúdo?


Em poucas palavras podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias atuais mais eficientes do marketing digital. O método tem como objetivo atrair a atenção do público-alvo através de conteúdos que ofereça valor a seus leitores para gerar potenciais clientes qualificados.


“Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada em produzir e distribuir conteúdo relevante para o público-alvo no momento em que ele mais precisa”, define Neil Patel - um dos maiores nomes do Marketing Digital e reconhecido entre os Top 100 empreendedores com menos de 30 anos pelo ex-presidente Obama.


“Uma maneira de vender para um consumidor no futuro é simplesmente obter sua permissão com antecedência”, explica Seth Godin, que é um dos principais nomes do marketing atual. Ele é autor de 18 best-sellers sobre marketing, liderança e empreendedorismo. “O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção”, reforça Godin, criador do conceito base da estratégia do Marketing de Conteúdo explorado no livro “Marketing de Permissão” - definido pela revista Fortune como “o melhor livro de negócios”.


O conceito central da estratégia ensina como parar de interromper as pessoas com anúncios publicitários e fazer marketing apenas para quem se interessa por seus produtos/serviços. Mas como executar essa estratégia? Por meio de desenvolvimento, por exemplo, de blog profissional de uma marca/empresa (leia mais neste post), conteúdo offline (revistas...), e-books e outros materiais.


Três Benefícios do Marketing de Conteúdo

As vantagens de usar o Marketing de Conteúdo são inúmeras, contudo, vamos analisar alguns benefícios centrais dessa estratégia de marketing:


Ótimo posicionamento nos buscadores (Google,Yahoo, Bing…)


Você sabia que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam e interagem com o conteúdo apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo? Outro dado evidencia ainda mais o motivo pelo qual é preciso ter destaque no Google: 86,7% das pessoas utilizam o mecanismo para buscar informações (Fonte: Content Trends 2018).

Desenvolver conteúdo de qualidade é o caminho essencial e mais duradouro para conseguir uma exposição destacada na primeira página do Google e, desta forma, ser encontrado pelo seu público.


Um bom conteúdo direcionado de forma assertiva e produzido com todas técnicas do Marketing de Conteúdo pode permanecer por muitos anos em destaque. E o melhor: sem necessidade de investimento financeiro com anúncios no Google.


Consciência de marca


Ao disponibilizar conteúdos relacionados a sua área de atuação e especialidade, você apresentará seu conhecimento técnico ao seu público-alvo. Sua audiência o reconhecerá como autoridade em seu nicho de mercado.


É o mecanismo que você pode utilizar para fazer com seu público reconheça sua marca e conheça os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece. Você só compra aquilo que você conhece e se familiariza. Portanto, quanto mais você criar relação com seu público maiores serão suas chances de gerar negócios!


Redução de Custo com Marketing


É comprovado: O Marketing de Conteúdo reduz custos com marketing com a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) em até 62%, além de gerar 3 vezes mais resultados que os demais métodos de marketing.


Além disso, o CMI (Content Marketing Institute) afirma que 86% das grandes empresas tem uma pessoa responsável apenas para trabalhar com a estratégia de conteúdo, além disso mais de 72% dos especialistas de marketing produzem mais conteúdos do que faziam a dois ou três anos atrás.


O Demand Metric também afirmou que em uma de suas pesquisas foi comprovado que aproximadamente 78% dos CMOs acreditam que o Marketing de Conteúdo é o futuro do marketing.


Planejamento é essencial para a estratégia


Como sabemos, para que possa se obter sucesso em qualquer coisa, é necessário desenvolver um planejamento com criação de estratégias. E no Marketing de Conteúdo não é diferente.


Portanto, existem alguns pontos que são de extrema importância para uma campanha de Marketing de Conteúdo:

  1. Precisa ser focada na persona da empresa/produto;

  2. Estar presente em toda a jornada do cliente, facilitando a tomada de decisão;

  3. Chegar até o público-alvo independentemente do meio de comunicação;

  4. Chegar até o prospect de maneira correta e conforme sua fase no processo de jornada de compra;

  5. Definir métricas de resultados palatáveis e mensuráveis

  6. Acompanhar resultados.


Conclusão


A eficácia e importância do Marketing de Conteúdo estão comprovadas dentro de uma organização, independentemente de seu tamanho. Consegue-se: atrair a atenção de seu público-alvo e conquistá-lo para gerar negócios.


Sabe-se a importância de ganhar a confiança de um possível cliente e torná-lo defensor da marca. Essas metas são totalmente possíveis com uma boa estratégia de aplicação de conteúdos para uma empresa.


Portanto, o Marketing de Conteúdo é capaz de trazer benefícios fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa, como aumentar a autoridade/alcance (até mesmo como ponto central de ações de relações públicas), diminuir custos com ações de marketing e, essencialmente, gerar mais negócios/lucros.


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