Marketing de Conteúdo: Por que ter um Blog?

Quando se pensa: “preciso investir em marketing digital“, o que vem em mente na maioria dos gestores é “no Facebook e Instagram”. Definitivamente não é errado investir nessas plataformas, aliás, elas trazem resultados incríveis quando bem utilizadas, contudo, o que você está fazendo ao investir em promoções nas mídias sociais é “alugando um espaço” para seu anúncio.


O maior ativo de uma empresa é seu público/audiência, pois eles são seus clientes em potenciais. Quando você “aluga” esse espaço no Facebook ou Google Adwords você está alcançando a audiência dessas mídias e não a sua.


Com o Marketing de Conteúdo, isso funciona de maneira diferente já que seu conteúdo estará em seu blog, ou seja, será a sua audiência, seus contatos. Ao anunciar na plataforma do Facebook por exemplo, a pessoa será encaminhada até seu blog e se tornará parte de sua audiência se seu conteúdo realmente for de qualidade.



Seu principal objetivo quando ao realizar a produção de um conteúdo, é de que este ao chegar ao seu público-alvo atenda as necessidades e expectativas de sua audiência, e fará isso diretamente em seu blog.


Através de seus conteúdos você precisa educar o mercado, conscientizando seus leitores da importância de um produto ou serviço, porém que o faça de maneira que quando decidir adquiri-lo o faça de você, mas lembre-se, isso sem você oferecer nada além de um conteúdo educativo.


Um detalhe essencial é a necessidade de estar acrescentando conteúdos constantemente e para que estes venham ser de qualidade é necessário conter algumas características que você precisa ter em mente:


É preciso ser claro, prefira escrever com simplicidade, literalmente conversando com seu público.


Precisa ser objetivo, não precisa fazer como muitos posts por aí que só escrevem muitas coisas repetidas apenas para preencher espaço.


Fale sobre os problemas e de preferência deixa para no final do conteúdo apresentar a solução. SOLUÇÃO, não o seu PRODUTO.


Conteúdos para Blogs


Newsletter

É uma excelente maneira de manter contato com seu público, através dele é possível contatar seus leads, encaminhar alerta quando houver um conteúdo novo em seu blog e entregar conteúdos exclusivos. Contudo, é necessário alguns cuidados, tais como:

  • Enviar e-mails se realmente for necessário;

  • Destaque os pontos principais do e-mail;

  • Escolha com cuidado o assunto do e-mail, precisa ser atrativo;

  • Crie um e-mail simples;

  • Atenção com as imagens.

Planilhas


Todos sabemos a importância das planilhas para as empresas, mas também sabemos como pode ser difícil criar uma sem um conhecimento básico de excel ou um investimento de tempo que muitas das vezes não temos.


Esta é uma das vantagens de oferecer esse material para seu público, além de receber seus dados e os transformá-los em leads, você oferece uma poderosa ferramenta que irá gerar valor e facilitar o dia a dia de seu prospect.


Checklists

Um material com dicas exclusivas que aumente o conhecimento ou uma lista que de tarefas que uma pessoa precisa realizar antes de uma viagem, criar um conteúdo ou até mesmo ajudá-lo na criação de uma estratégia para seu negócio.


Ferramentas Diversas

As opções de conteúdos para colocar em seu blog são diversas e é possível escolher o que mais se adapta a seu nicho de mercado e público-alvo.


Exemplos:

  • Agência de Publicidade: Modelos prontos para planejamento de uma campanha, calendário editorial, modelo de contrato, etc?

  • Agência de Viagens: Roteiros de viagens, chekclist essencial de viagens, dicas de hotéis e países a se visitar?

  • Administradores e contadores: Planilhas de cálculo de impostos, fluxo de caixa, controle de estoque?

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